Resenha: Contos de Terror e Suspense - Edgar Allan Poe + Desafio Literário #12mesesdePoe


Recebi Contos de Suspense e Terror do Edgar Allan Poe pela parceria com  a Editora Martin Claret e após leitura completa, procurei saber mais sobre o autor e suas obras.

Provavelmente você já ouviu alguma coisa sobre o Poe e talvez até saiba que ele é conhecido por seus romances com uma narrativa de terror e suspense. É um dos autores americanos mais conhecidos do mundo e apesar de todo esse reconhecimento póstumo, Poe viveu uma vida de alcoolismo e descontrole, sendo o primeiro, o motivo da sua morte aos 40 anos.


"No entanto, assim como tenho certeza de que minha alma vive, sei que a perversidade é um dos instintos primitivos do coração humano."

Com uma narrativa forte, direta e capaz de te fazer sentir tudo o que ele relata, seus contos são capazes de retratar a frieza humana de uma forma peculiar. Não lemos detalhes nojentos de órgãos expostos e tripas ensaguentadas, mas sentimos repulsa e nojo por algumas atitudes, tanto que tive que pausar a leitura em certos momentos.


A Editora teve a percepção de juntar todos os contos que de certa forma se complementam, pela temática e pela profundidade da escrita do autor. São contos que geram suspense, mas principalmente terror. E talvez este tenha sido o dom do Poe, ele conseguia transmitir toda a obscuridade que talvez estivesse intrínseca na sua alma e na sua vida.


"O Gato Preto" foi o conto que mais me marcou e me chocou, pela violência natural com a qual ele é escrito, são absurdos que parecem a coisa mais simples do mundo.


A edição é especial e completamente linda, capa dura com jacket (o sonho de todo leitor *o*) com uma cor que parece aqueles livros antigos que admiramos em bibliotecas públicas.


A vontade de ler o Poe se tornou tão grande que resolvi aderir ao Desafio Literário #12mesesdePoe criado pela Anna Costa em seu blog, e que hoje já vai para o seu segundo ano.

Todos os meses haverá um conto e um poema para ser lido e depois debatido entre os participantes no grupo do projeto no Facebook.

Se você ficou interessado e quer participar é só clicar aqui que tem o post completo da Anna com todas as informações que vocês precisam saber.

Ah, pra facilitar a participação de todos, foram reunidos em arquivos pdf os contos/poemas do projeto e o cronograma de leitura.


Se você já estava a fim de ler as obras do Edgar Allan Poe, vem embarcar nessa com a gente e deixa seu comentário! <3
Livro cedido em parceria com a editora Martin Claret e ela está ciente que só falamos opiniões sinceras e não somos influenciados só porque recebemos o livro. Seja bom ou ruim, nosso compromisso é com você leitor, que merece saber a verdade sobre o que sentimos lendo.

4 comentários

  1. Adorei as fotos do blog! To muito feliz que tu vai participar do desafio, seja bem vinda! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem me apresentou ao Sr Poe foi uma amiga, a Carol. Ela e o esposo me deram um livro de contos. Desde então passei a ler muito mais do gênero. Inclusive me apaixonei pelos livros do King também!

      Excluir
    2. Que lindo *0*
      Mulher sabe que eu tenho uma relação de aversão ao King? Li poucos livros dele, mas os que li achei muito sem graça. SOS

      Excluir