5 dicas para bombar seu Bookstagram


Se você é um leitor assíduo com certeza segue várias contas de Instagram que falam sobre o universo literário, certo?

Agora, se você tem um blog, provavelmente já criou o seu Bookstagram e no meio de vários outros, fica se perguntando como dar aquele up na sua conta, aumentar os seguidores e o engajamento?

Separei algumas dicas bem básicas que utilizo na minha conta (instagram.com/yaraguez) e que estou aprendendo ao longo da minha especialização em marketing e redes sociais:




É nela que você vai dizer o que seus seguidores vão encontrar lhe seguindo. Use palavras chaves do universo literário, assim quando alguém fizer uma pesquisa sobre o tema, seu nome vai aparecer entre as opções.

Inclua um e-mail para contato, informe sua localização, suas redes sociais e use o campo de link para redirecionar o leitor para seu blog ou outra rede social sua. Ah, sempre que puder insira emojis, eles chamam a atenção e geram curiosidade.





Existem várias formas de deixar o layout do seu Instagram com a sua cara, então encontre a sua maneira. Existem fotos com fundos brancos, escuros, livros repletos de adereços, luzes ou multicoloridos.

O Instagram é uma rede visual, então quanto mais caprichada e diferente for sua imagem, mais você vai prender a atenção do leitor, e um layout organizado/padronizado acaba encantando o seu seguidor.

Eu uso, luzes e adoro fundos brancos, as vezes crio uma linha de 3 imagens sobre um mesmo tema/livro, como vocês podem ver:




Você fez uma foto linda, mas ninguém comentou? Talvez, você precise investir em uma legenda que cause impacto ou que gere a vontade de responder do leitor.

Use palavras que despertem curiosidade ou faça perguntas impossíveis de serem ignoradas.






Isso mesmo! São as hashtags que irão trazer curtidas e seguidores, sabe por que? Porque quando você vai procurar algo na rede você usa palavras chaves ou clica em hashtags de posts. Nelas, você consegue direcionar e qualificar o tipo de conteúdo que está falando no momento.

Existe um site ( All Hashtag ) que gera as mais utilizadas com base em um exemplo, assim você pode salvar para usar sempre que fizer uma postagem.

Ah, caso não saiba o Instagramsuporta 30 hashtags por post, então não desperdice e use palavras corretas.


Dedique algumas horas do seu dia para curtir, comentar e conhecer novas contas. É através da interação que você se torna conhecido, que as pessoas vão se lembrar de você e assim, novos seguidores irão surgir.

Existem alguns programas pagos, que podem realizar esse trabalho por você, mas o bom mesmo é você fazer isso, afinal, qual a graça de usar uma rede social se você não vai se socializar?



Use a Stories do Instagram para compartilhar sorteios e indicar aqueles bookstagrams que você adora! Além de gerar um conteúdo relevante para quem segue você, acaba se tornando uma corrente de troca: os seus seguidores conhecem um novo perfil, e os seguidores de um outro perfil conhecem o seu. 



Essas foram as dicas mais básicas que consegui lembrar, que serve para todo mundo, caso você tenha alguma dica ou técnica que utiliza e queira compartilhar, é só deixar o seu comentário que vou adorar saber! Aproveita e manda esse post para aquele seu Instagram favorito <3

Se ficou em dúvida ou quer saber mais sobre algum dos assuntos que mencionei, deixa aqui no comentário, quem sabe eu não aprofundo no próximo post de Dicas para Blogs.

8 comentários

  1. Eu estou tentando diminuir um pouco o uso das tags porque eu tô atraindo muito gringo para o meu perfil :( Eu consegui arrumar a questão do Layout, mas eu não sou boa em fotografia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah amiga, eu tb não era boa, mas a gente treina tanto que acaba melhorando! :)

      Excluir
  2. Que dicas ótimas! Tenho que parar um pouco para organizar bem meu Instagram. E para quem quiser seguir, passa lá no @doqueeuleio ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Organizar vale a pena sempre! Dar o primeiro passo já é muito bom.

      Excluir
  3. Ótimas dicas Yara!
    Eu sempre estou tentando dar um up no meu ig, acho que estou pecando na interação, acabo não tendo tempo para interagir, mas já anotei a dica e vou começar a dedicar um tempinho só pra isso!
    Beijo!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daii, interagir é sempre o ponto mais difícil, na correria da vida as vezes não sobre tempo mesmo, mas sempre que tiver de boas, aproveita pra conhecer novos igs.

      Excluir
  4. Adorei as dicas, sempre tento colocar o máximo de ###

    ResponderExcluir