Na Escuridão da Mente: Possessão ou Esquisofrenia?


O livro na Escuridão da Mente foi lançado recentemente pelo Grupo Editorial Record, pelo selo Bertrand Brasil. Um livro com uma premissa de suspense e um dos temas mais polêmicos do mundo: religião x ciência.

Merry conta sua história para uma escritora que quer publicar um livro sobre sua família, os Barrett. Quinze anos atrás ela vivenciou um drama familiar em torno da irmã mais velha, Marjorie, uma jovem de 14 anos que começa a desenvolver surtos psicóticos e ataques bizarros de comportamento.

Quando eu digo ataques bizarros, é porque é umas coisas sinistras mesmo. Se eu estivesse no lugar da Merry, com apenas 8 anos de idade e uma irmã fazendo e falando o que a Marjorie fazia com ela, eu teria fugido de casa.


A família está falida e desestruturada, diante dessas atitudes da filha, idas e idas ao médico e gastos, o pai resolveu trazer a sua fé como forma de tentar entender o que se passa com a jovem. Mesmo contra a vontade da mãe, que acredita na ciência e em uma possível doença da filha, o pai, John, traz um sacerdote para acompanhar Marjorie, a partir daí se espalha a notícia de uma jovem possivelmente possuída.

"- Você não acredita que sua irmã estivesse possuída, acredita?
Por uma entidade sobrenatural? Não, não acredito."

A família recebe um convite de uma emissora de televisão para fazerem uma programa de tv no qual eles acompanham o dia-a-dia dessa família e os surtos da filha. Os pais acabam cedendo, pois veem uma chance de melhorar a renda da família.


Diante desse quadro, eu fiquei pensando várias vezes durante o livro, até que ponto os pais da Marjorie estavam interessados em buscar ajuda pra filha, ou estavam querendo tirar vantagem financeira da situação da jovem.

Na Escuridão da Mente é divido em 3 partes e possui 3 tempos que se alternam, temos a Merry e a autora Rachel, temos a própria Merry narrando toda a história sob sua visão aos 8 anos de idade e temos uma blogueira, Karen Brissete, que assiste o programa de tv "A Possessão" e detalha toda a história a fim de desmentir a teoria que envolve possessão demoníaca, ela apresenta comparações e técnicas de tv para causar entretenimento.

Se você pensa que esse é mais um livro escrito pra fazer você tirar sua conclusões sobre existir demônios, você está enganado. Na Escuridão da Mente é um livro que transcende a sua sinopse, o autor vai além daquilo que o leitor espera, e eu tenho que te dizer, você vai ficar chocado com o final.


"É na história em si em que não confio por inteiro. Certamente não é minha história."

O autor Paul Tremblay conseguiu escrever uma história curta, objetiva e surpreendente. As únicas partes que me incomodou e me fez demorar um pouco na leitura, são os capítulos narrados pela blogueira, ela usa termos técnicos e observações específicas demais, que as vezes cansam.

Esse é um livro pra fazer você refletir sobre muitas coisas, mas o incrível dele é que no final você nem se importa mais em saber se a Marjorie estava possuída ou não, o impacto da conclusão da história é tão chocante que não dá nem pra pensar em outra coisa.



Livro cedido em parceria com a editora e ela está ciente que só falamos opiniões sinceras e não somos influenciados só porque recebemos o livro. 
Seja bom ou ruim, nosso compromisso é com você leitor, que merece saber a verdade sobre o que sentimos lendo.

Você vai gostar de ler também...

19 comentários

  1. Oiii Yara tudo bem?
    Com toda certeza eu adoraria ter a oportunidade de ler essa belezinha, livros com tema esquizofrênico atualmente são os que mais tem chamado a minha atenção, fico feliz de encontrar a sua resenha, pois não o conhecia e sei que deve ser uma leitura incrível, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaa! Espero que leia, vale a pena miga, serião!

      Excluir
  2. Complicada a situação dos pais, e também entendo a sua dúvida. Teria que ler para sentir, mas quem sabe não seja as duas coisas?
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninaaaa o final é de cair o queixo no chão e sair andando HAHAHA

      Excluir
  3. Uau!!! Fiquei muito curiosa com essa leitura. Adoro suspenses, triller e histórias que mexem com nossa mente. A premissa é muito boa, no estilo de Invocação do Mal kkkkkk. Com certeza vou querer adquirir esse livro. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o pode comprar que tem o selo joinha! :)

      Excluir
  4. Eu não queria estar na pele de ninguém nessa família, que situação! Eu achei a premissa do livro bem interessante, fiquei com muita vontade de conferir. Dica anotada.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu viu, principalmente na pele da filha mais nova :(

      Excluir
  5. Não é o tipo de leitura que me atrai, mas acho que deve ser uma ótima opção para quem gosta.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Yara, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas, pela sua resenha, não me parece o tipo de livro que eu leria. Eu já tenho uma certa dificuldade com livros de suspense, porque sou muito medrosa, mas aqueles que envolvem questões sobrenaturais são os que eu mais evito.
    Mesmo você falando que o livro vai além do que está na sinopse, confesse que é um estilo de leitura que não me dá vontade de tentar.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e acredito que, para quem gosta deste gênero, é uma ótima opção de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awn Maria, te entendo e realmente não recomendo pra quem não curte esses temas, apesar de ser um livro leve nesse quesito.

      Excluir
  7. mlr,eu tô tipo MUITO curiosa pra fazer a leitura desse livro, desde que vi o lançamento... adoro um bom suspense e ele parece ter elementos que vão me deixar fisgada na leitura...
    espero ter a chance de ler :D
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAHH sabia que você ia gostar HAHAHA se joga! Vale a pena.

      Excluir
  8. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas eu adorei a sua resenha e o tema da historia. Realmente é algo bem polemico, coisa que eu adoro, e eles misturaram com suspense, então esse é um livro que eu certamente irei gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos feitas a base de polêmicas HAHAHA acho que vai gostar sim!

      Excluir
  9. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro mas fiquei bastante curioso! :) Quero ler o quanto antes!

    O tema agradou me e adoro que o livro te tenha feito refletir, para alem de ser uma historia surpreendente!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Olá
    não é o que procuro no momento mas com certeza me atraiu para ler mais pra frente, muito legal o enredo e bem instigante

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Estou super curiosa para ler esse livro. A cada resenha que leio quero mais. Vou procurar amanhã na livraria, espero ler em breve, bjooooo

    ResponderExcluir